Voltar

BURNOUT, você não é do bem.

Definitivamente alguns assuntos vieram mais à tona nesta fase tão crítica de pandemia. A Síndrome de Burnout é um deles. E eu pergunto e eu mesmo respondo, o que é e o que causa esta síndrome?

O que é?

A definição mais tradicional é que é um distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema, sempre relacionada ao trabalho. Algumas pessoas chamam de esgotamento profissional.

E como nós sabemos, quando as pessoas alcançam este nível de cansaço, tudo pode acontecer, pois outras doenças oportunistas podem aproveitar a fraqueza do e se manifestarem.

Alguns estudos mostram esta síndrome é resultado direto do acúmulo excessivo de estresse, de tensão emocional e é bastante comum em como Médicos, Publicitários e Professores. Mas cá pra nós, na minha opinião estão faltando várias profissões nesta listinha.

Como ela se manifesta?

Pode se manifestar de diversas formas: dores musculares e de cabeça, distúrbios no sono, irritabilidade, alterações de humor, falhas na memória, dificuldade de concentração, falta de apetite, agressividade, isolamento, estado de humor deprimido, pessimismo e baixa autoestima, perda de prazer e com tudo isto como dissemos acima, fica mais suscetível ao aparecimento de doenças oportunistas.

Como identificar a síndrome de Burnout?

 Ela pode ser confundida muitas vezes com outro tipo de doenças, pois os sintomas são iguais, por isto, o diagnóstico deve ser feito por profissionais especializados como um psicólogo ou psiquiatra.

O que fazer para se prevenir contra a síndrome de Burnout?

Basicamente é adotar práticas de cuidados com a saúde, não deixando de lado as responsabilidades profissionais.

Melhorar o planejamento e a organização. Adotar uma rotina e ser regrado.

Outras dicas de prevenção são importantes:

- Incluir na sua rotina práticas de exercícios físicos

- Incluir pausas durante a jornada de trabalho

- Meditar – excelente ferramenta para equilíbrio interno

- Tomar cuidado com a “exagerada” cobrança sobre si mesmo.

- Organizar e reorganizar as tarefas sempre que necessário

- Tire folgas e férias

- Nutra bem seu organismo

- Conheça seus limites

 

Mais importante de tudo, se precisar de ajuda, não hesite em procurar a ajuda de um bom profissional. Não será demérito nenhum. A vida é muito bela e precisa ser vivida.

Texto escrito por: Wilson Gonçalves

Desenvolvido por Cosmos Wide | eBoss Tecnologia